Vida: como um caderno de colorir

Outro dia eu tirei a poeira do meu livrinho de colorir e dos lápis de cor. Fiquei contente em fazer aquilo com uma música tranquila de fundo. Estava prestes a começar quando reparei na quantidade de detalhes, em forma de folhas e flores, a nova ilustração tinha. Na hora pensei em deixar aquilo para lá, ou passar para o próximo pois iria demorar e dar muito trabalho. Mas o objetivo não era justamente passar um tempo pintando? Foi aí que comecei a pensar na melhor estratégia, se faria o fundo primeiro e depois os detalhes, ou o contrário.

Escolhi as cores e resolvi começar pelas menores partes de toda a árvore. Depois trocava de cor, voltava no começo e ia rabiscando todas as figuras que havia decidido que teriam o tal tom. Foi no meio deste processo que eu percebi que aquilo poderia ser uma ótima analogia para como – e o que – é a vida. A ilustração tem linhas predefinidas, mas você escolhe as cores do desenho, por onde começar, o que vai destacar e o que tem que ser preenchido só porque faz parte do contexto. O resultado final é seu. Não é assim com a vida também? Nascemos inseridos em um contexto, mas cabe a nós trilhar o próprio caminho.

Quando perdemos controle é o momento em que deixamos outras pessoas escolherem e segurarem o lápis. Podemos até pedir opiniões – azul claro ou verde escuro? – mas o desenho é nosso. E o mais bonito e complicado de entender é que, no fundo, não existe certo ou errado. Cada um vai preencher a folha – e a vida – com o que considera ser o melhor. Duas páginas em branco dificilmente vão ser coloridas da mesma maneira. Você até pode achar a sua pintura mais bonita – ou a sua vida mais certa – do que a da pessoa ao lado. Que bom, porque afinal o trabalho é seu. Mas nada te dá o direito de convencer o outro de que as flores não podem ser verdes e que o céu precisa ser azul. Se cada um se dedicasse com propósito às escolhas das cores da própria vida, o mundo seria uma paisagem bem diferente.

You may also like

2 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *