O Cabo de Antibes

O sul da França, mais precisamente a Riviera Francesa, é um dos destinos mais populares entre ricos e famosos para curtir o verão europeu. Hotéis de luxo, como o Eden Roc, e o Festival de Cinema de Cannes (para citar apenas um evento da região), estimulam as idas e vindas das estrelas. É fácil esquecer que pessoas “normais” também moram por essas bandas. O que fazer por aqui quando não somos milionários? Além do glamour, o Sul da França tem uma beleza natural ímpar, misturando a calmaria das montanhas com a badalação do litoral. Uma maneira gratuita (e fitness) de explorar isso é fazendo a caminhada ao longo do Cabo de Antibes.

A volta completa da península tem quase 5 quilômetros e leva, em média, duas horas. O que fizemos foi parar o carro no estacionamento da praia de la Garoupe e começar a caminhada a partir de lá. Todo o percurso é bem delimitado, então não há risco de se perder. Contudo, preste atenção ao horário do pôr do sol, porque não há nenhum tipo de iluminação artificial. O caminho é relativamente fácil, porém trechos íngremes e sem muito apoio podem dificultar o trajeto para pessoas com mais idade e/ou com dificuldades físicas.

Em alguns pontos andamos em um terreno plano e em outros subimos e descemos degraus na beira de penhascos de calcário branco. Lá embaixo, as ondas do mar Mediterrâneo de um turquesa impossível de ser fielmente capturado por uma câmera. Como é inverno, tivemos o prazer de ver isso com os Alpes cheios de neve ao fundo. (Uma pena que neste dia em que fiz as fotos havia névoa!)

Por conta de ser baixa temporada, não há problema de circulação pela trilha estreita. Mas com certeza o cenário será outro quando o calor chegar e grupos de turistas se acumularem no meio do caminho para tirar fotos. Quem mora pela região pode considerar fazer a caminhada antes que eles cheguem – ou depois.

Gostaram das fotos? Me contem nos comentários se vocês têm alguma curiosidades sobre o Sul da França ou sobre a vida por aqui. Estou ansiosa pela chegada do verão para ver como o ritmo vai mudar.

You may also like

14 Comments

  1. Simplesmente fantásticas as fotos,é difícil definir qual é a mais bonita!Vou eleger a foto mais linda a nº 5, esses Alpes Nevados ao fundo contratando com o azul, ficou tuuuudo de lindo! Parabéns!Investe nisso também, o lugar possui um material extenso e você leva jeito!Boa sorte!!!!rs. Beijo.

  2. Quanta foto linda! Fico encantada com essa vista sempre que vc posta! Assim até facilita a caminhada. Podia reproduzir as fotos no verão pra gente comparar haha

  3. Que lugar mais lindo, adoraria fazer uma caminhada por ai tambem, apreciando esse mar.. fico sempre chocada como o mediterraneo é sensacional. Linda tuas fotos! Sul da França é definitivamente um lugar que vale a pena visitar, né?
    🙂

  4. Acho que você disse tudo quando falou que as belezas naturais são um diferencial no Sul da França. E ainda bem que nós, pobres mortais, podemos aproveitar disso!Deu pra curtir uma mini-trip pelas suas fotos e me sentir na paz desses penhascos tão bonitos, pertinho desse mar!

  5. Já conheci a Riviera Francesa, a famosíssima Côte D´Azur, e achei de uma beleza impressionante, além de um astral muito bom. Ficamos em Nice e visitamos Mônaco, porém nunca tinha ouvido falar no Cabo de Antibes, quem sabe em uma próxima visita, heim. Não seria nada mal, adorei o post.

  6. Amei demais as fotos, mas já imagino que com muito turista deve ser outra visão, mas claro que não deve tirar a beleza.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *