Na semana passada, fui assistir ao concerto do Hans Zimmer no Zénith de Nantes. Para quem não o conhece, ele é o compositor responsável pelas trilhas sonoras de filmes como Piratas do Caribe, Gladiador, O Código da Vinci, O Rei Leão, Batman: O Cavaleiro das Trevas e O Homem de Aço. Apenas para citar alguns. A discografia completa está aqui.

Eu reparo muito nos créditos dos filmes (vocês também?) e percebi que os nomes por trás das músicas quase sempre se repetem. Hans Zimmer, Howard Shore e Danny Elfman são alguns nomes que ficaram até familiares. Um dos meus sonhos era ter ido a um concerto com a trilha do Senhor dos Anéis.

Se você é amante de cinema, recomendo muito que vivencie isso uma vez na vida. Ouvir uma orquestra e um coral de 24 pessoas (eu contei) apresentando ao vivo músicas de filmes icônicos é emocionante demais. Nada de espetáculo visual; o destaque é para o som. Hans tornou a experiência ainda mais única ao contar curtas anedotas sobre a produção. Duas me marcaram:

joker

A primeira foi sobre “The Circle of Life” do Rei Leão. “Nants ingonyama bagithi Baba…” – isso é Zulu e o intérprete da versão original, Lebohang “Lebo M” Morake, entrou no palco cantando sem precisar de introdução. Gente, a mesma voz do filme de 1994! Hans nos contou que a letra foi composta e gravada enquanto Lebo M estava na África do Sul, há duas semanas da eleição que tornou Nelson Mandela presidente do país. A Disney achava que a letra falava “de borboletas e da natureza”, mas ela na verdade representa a luta daquele povo naquele momento.

A segunda foi sobre quando ele ficou sabendo da morte de Heath Ledger e como ele quis homenagear a performance do ator com a composição, assim como as vítimas do massacre de Aurora, em 2012.

De repente a música ficou muito mais profunda, né?

Foram três horas de espetáculo. Abaixo fiz um vlog bem improvisado do snapchat (jugarzon, segue lá!) e juntei com as gravações que fiz. Se gostarem, recomendo muito que assistam a versão integral do tema de Piratas do Caribe, foi a minha parte favorita!

A turnê do Hans Zimmer passou por 32 cidades da Europa e infelizmente terminou no último domingo (5/06).

Mas me contem, se tivessem a oportunidade, qual trilha sonora gostariam de ouvir ao vivo?