Sejam bem vindos ao Madame Brasil!

Este é um blog de variedades e comportamento destinado ao público lusófono que mora na França, aos viajantes e aos curiosos. Quero compartilhar com vocês histórias de adaptação na terra do queijo e do vinho, discutir esteriótipos (nossos e deles), dar dicas, bater um papo sobre beleza, esclarecer burocracias (na medida do possível) e levá-los a destinos que talvez vocês não encontrem em guias turísticos. Mas não é porque eu moro aqui que só vou falar disso.

O projeto também acompanha e evolui com a minha vida pessoal. Conforme as coisas acontecerem, quero dar o meu ponto de vista e dividir experiências com vocês. Filmes e livros são outros dois assuntos que adoro comentar.

O Madame Brasil também é uma manifestação de empoderamento. Como jovem mulher brasileira, tive que fazer face a preconceitos e lutar para aos poucos conquistar um espaço nesta sociedade que, no geral, ainda nos relaciona apenas com samba, favela e futebol. Não estou sozinha nesta batalha. Tanto que até escrevi um artigo sobre isso para uma revista online francesa.

 Escolhi o termo “madame” pela brincadeira entre os significados no português e no francês (mero estado civil). O Brasil vem para celebrar o meu  – recém descoberto – orgulho de ser brasileira (apesar de tudo e de todos). Se tem uma coisa que eu aprendi nessas mudanças todas, é que o lugar de onde viemos não nos torna melhor ou pior do que ninguém.

Espero que gostem das minhas aventuras e se tiverem alguma sugestão, dúvida ou curiosidade, é só entrar em contato.

Não esqueçam também de seguir o @madamebr no Instagram e de curtir a página no Facebook!